Projeto Completo de Um Sobrado!

01/06/2015 16:04

Um projeto de arquitetura passa basicamente por pelo menos três fases distintas: a concepção, a apresentação e a documentação. Os nomes dados a cada fase variam de acordo com cada profissional podendo ser: estudo preliminar, anteprojeto, projeto executivo, projeto de obra, dentre outros. A fase de documentação é a responsável por registrar o projeto em desenhos técnicos para aprovação em órgãos públicos, para que sejam feitos os projetos complementares, os orçamentos e a execução da obra.
 
O desenho arquitetônico fornece as bases técnicas, gráficas e conceituais necessários ao processo de documentação de projetos. A regulamentação deste tipo de desenho pode ser encontrada na NBR 6492 daABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mas é importante deixar claro que essas normas não têm força de lei. Desta forma você encontrará muitas variações nas maneiras que os profissionais representam seus projetos. 
 
Vídeo Aulas
Você encontrará tambem vídeo-aulas mostrando os fundamentos do desenho arquitetônico em um pequeno projeto de residência unifamiliar. Por razões didáticas a casa é bastante simples e abordo o básico. Também é preciso deixar claro que a intenção não é ensinar a usar o software (Draftsight) e sim o processo de desenho técnico arquitetônico. Essas técnicas podem ser usadas com qualquer plataforma CAD e, é claro, não são as únicas. Cada profissional, professor ou estudante pode ter suas próprias metodologias. Espero que seja útil. Bom proveito!

Objeto de estudo - Residência térrea unifamiliar 
Software utilizado - Draftsight
 

Vamos começar com o desenho arquitetônico mostrando como desenhar a planta baixa de uma residência térrea unifamiliar. Dividimos em três partes nas quais eu utilizado o DraftSight, um programa gratuito que possui ferramentas e interface extremamente similares as do AutoCAD. 

 
Para desenhar uma planta baixa bastante simples de uma pequena residência de um único pavimento. Vale alertar que o vídeo não é exatamente sobre o programa e sim sobre a técnica aplicada com ele. O objetivo principal é mostrar ao usuário que ele pode usar qualquer ferramenta digital vetorial (IntelliCad, AutoCad, Draftsight, DoubleCad, TurboCad, QCad e etc) para chegar ao mesmo resultado. O mais importante é que o desenho siga a lógica de confecção e organização mostradas. 

Agora que sua planta baixa está desenhada você aprenderá como preparar o desenho para impressão. Nos vídeos abaixo vocês verão uma sequência que mostra a pequena planta baixa desenhada antes recebendo textos, cotas e sendo preparada para a impressão final. 

Embora as interfaces e caixas de diálogo tenham diferenças todas as técnicas mostradas podem ser usadas usando programas como o Draftsight (usado nesses vídeos), o AutoCad ou o IntelliCad. Vejam a sequencia de videos ensinando sobre a planta baixa. 

 

Veja Abaixo os Dois Ultimos Videos Explicando os Cortes transversais do Projeto