O Mercado de Trabalho do Construtor e Arquiteto

27/08/2015 09:34

 

Mesmo com a Crise Ainda há Campo de trabalho?

Como anda o Mercado de Trabalho do Construtor e Arquiteto hoje?  Muitos me perguntam diariamente. Tanto alunos, quanto clientes meus. A resposta é que, apesar de todo o estresse causado pela atual conjuntura politica e econômica do país, continua em um nivel satisfatório. Isto não é apenas uma opinião pessoal, indicadores econômicos, como publicados nesta materia da revista Exame, indicam que apesar de ter havido uma considerável queda nas vendas de materiais de construção, e uma retração considerável no mercado de trabalho, em função da dispenssa de mão de obra das grandes construtoras, o mercado continua estável. 
 

Como anda o Mercado das Construtoras? 

Uma das maiores construtoras do País; A MRV Engenharia, que trabalha com imoveis de padrão mais acessivel, continua e todo vapor. Em grandes cidades ela continua adquirindo áreas para construção, e sempre com novos lançamentos de empreendimentos. Vale lembrar que aqueles que estão buscando imóvel próprio e se enquadra no Plano Minha cas Minha Vida, tem quase que obrigação de aproveitar, em função da baixa taxa de juros de 4.5% ao ano. As parcelas do financiamento são praricamente o mesmo que se paga de aluguel.
Os Bancos que fazem financiamento para o programa MCMV, como; do Brasil e Caixa Econômica, apesar de terem aumentado o nivel de exigências para o financiamento, continuam oferecendo crédito. Caso o perfil do cliente se encaixe as chances de aprovação continuam altas. Portanto a minha resposta para aqueles pessimistas de plantão é; Sim o mercado continua com demanda de pessoal e mão de obra especializada.
 

Sou Empreiteiro e Não Consigo Orçamenteos o que Fazer?

Para aqueles profissionais que estão com dificuldade de trabalhar, existem alguns sites na Internet que captam serviços; como o Habitissimo.com.br, no qual o profissional se cadastra (Arquitetos, Construtores, Pedreiros, Decoradores, Pintores, etc), e o mesmo repassa diariamente propostas de orçamentos, de pessoas, que não podem esperar para ter sua casa construida, ou outros serviços. Vale lembrar ainda que mesmo em tempos idos, ( afinal crises econômicas, em nosso país tupiniquim não se trata de nenhuma novidade. ), a questão de financiamentos para construção, ou obras nunca pararam totalmente.
Portanto gostaria de deixar claro que não sou a favor daqueles que entram totalmente em estado de pessimismo e dizem que nada mais importa, pois a crise chegou, e ponto final. Penso que com o trabalho sério (Pelo menos do povo Brasileiro, excluindo alguns politicos canalhas), este nosso lindo país vai sair dessa, e iremos retomar o processo de crescimento a que todos merecemos.
 

Estou Desempregado, Posso Atuar Neste Nicho?

Para aqueles que estão disponiveis no mercado de trabalho, e buscam um nicho de mercado onde possa estar ingressando rapidamente, eu indico a construção civil, onde voce pode atuar como projetista, acompanhar e gerenciar obras, ou montar sua empreiteira, pois como você leu acima existem sites que repassam obras a um baixo custo, e voce tendo sua equipe pode tranquilamente captar empreitas.
 

Como Faço para Adquirir Conhecimento Nesta Área?

Para adquirir conhecimentos sobre construção em pouquissimo tempo, nós indicamos o Curso de Edificações e Desenho Arquitetônico. Um excelente curso de nosso site desenvolvido justamente para quem pretende entrar rapidamente no mercado. Para saber mais clique no link abaixo.
 

Conheça nosso Curso de Edificações com Foco em Projetos Arquitetônicos.

 
 
Prof. New Santos
new.saberesolve@gmail.com
 
 

Publicaçoes Sugeridas:

              

 Como anda o  Mercado da                  Quanto ganha um Profissional                  Vale a pena Construir

 Construção Civil no Brasil                       em Design de Interiores                              A Casa Própria